sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O BE e as eleições para os órgãos da Junta de Freguesia do Lumiar e da CML


Chamo-me Fernando Jorge Paiva Coelho, e sou um dos 45 000 residentes desta Junta de Freguesia, que é também uma das mais antigas e populosas da nossa cidade de Lisboa. Moro na Rua Maria Alice, Bairro da Cruz Vermelha, onde existe gente simples, trabalhadora, simpática e amiga. E nasci nesta bonita Cidade Atlântica.

A Junta tem um rico património histórico e arquitectónico, de que ressaltam vários palacetes, alguns destes ainda com quintas verdejantes, onde estão instalados pólos culturais, situados principalmente na sua zona mais antiga, o Paço do Lumiar. Como, entre outros, o Museu Nacional do Traje, o Museu Nacional do Teatro e a casa do escritor Silva Pinto, onde o seu amigo Cesário Verde viveu os seus últimos dias da sua vida, assolado pela tuberculose, um grande poeta do seu tempo, e muito admirado nos dias de hoje, não só pela sua obra literária, como também por ter sido um dos fundadores do estilo literário modernista em Portugal. Esta casa tem uma placa a referir a presença do poeta. Portanto, é uma Freguesia em que o histórico, o cultural e o moderno convivem lado a lado.

A Freguesia do Lumiar tem ainda várias colectividades desportivas, culturais e recreativas, bem como outras organizações de apoio social, que impulsionam o convívio, a cultura e o desporto em diversas modalidades, entre as suas gentes, eenriquecendo-a ainda mais.

Mas, nem tudo são rosas, pois, desde há muito tempo que a sua população tem o anseio de ter um novo Posto Médico, pois o actual, apesar da boa vontade dos seus trabalhadores, não consegue já satisfaze-la. São ainda necessários novos espaços verdes nas zonas envolventes do Lumiar, a fim de servirem de esponja às chuvas do inverno para evitar as cheias, que tantos prejuízos materiais e económicos dão aos seus comerciantes e moradores, e de servirem também para usufruto das pessoas. E são também necessárias acessibilidades para os moradores do Bairro da Cruz Vermelha, que se encontram emparedados por causa das obras do eixo norte-sul, e por isso têm dificuldades de deslocação para nele entrar e sair para a parte baixa da Freguesia. Ao mesmo tempo que se gastaram milhares de euros num novo piso na Alameda das Linhas de Torres, que há quatro anos fora objecto de obra idêntica.

Os seus museus deveriam ser mais conhecidos não só pela população de Lisboa, como também pelo turismo. Por isso, uma das medidas para o seu mais amplo conhecimento seria a afixação nas estações do Metro do Lumiar de placas informativas e indicativas destes locais, para que todos aqueles que os queiram visitar, o consigam mais facilmente.

O seu património arquitectónico está hoje muito mais pobre por causa do furto da estátua (o Boneco) que estava no Largo Júlio de Castilho, onde fica o Museu Nacional do Traje, sobre o qual, até hoje, o Sr. Presidente da Junta actual não disse ainda nada à população, sobre esse desaparecimento nem sobre o que está a ser feito no sentido da sua recuperação. Sem esta estátua, o Largo Júlio de Castilho está mais vazio e tétrico.

E, as suas colectividades e organizações sociais tão importantes no enriquecimento da vida da sua juventude e da sua população em geral deverão ser sempre apoiadas nestas tarefas nada fáceis para os que as assumem com grande esforço dia a dia.

Portanto, não só como morador da Junta de Freguesia do Lumiar, mas também como lisboeta, queria apelar, através do Blog do BE das candidaturas aos órgãos da Freguesia e da CML, aos moradores desta Freguesia, que Votem nos candidatos do BE, que, de certeza absoluta, estarão ao vosso lado e não defraudarão a vossa confiança na concretização destes nobres objectivos sociais e culturais, bem como doutras necessidades importantes para o seu progresso e melhoria da qualidade de vida de todos.


Um abraço do Fernando Coelho que votará como vocês nestas eleições de 2009 nos candidatos do BE aos órgãos da Junta de Freguesia do Lumiar e da Câmara Municipal de Lisboa.


Lisboa 2 de Outubro de 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário